quarta-feira, 29 de junho de 2011

metafisica


Guilherme de Ockham foi um dos primeiros a criticar a carga conceitual da metafisica medieval. ele entende que a "raiz de todos os erros" esta na multiplicidade dos entes com base na multiplicidade dos termos. a isso ele denominou via antiqua. Para escapar da complexidade da metafisica não podemos abandonar a via antiqua, mas devemos ir às raizes desta, de onde provem toda a complexidade. Essa nova meta proposta por ockham ficou conhecida como via moderna, destarte ockham, foi "o pioneiro de um referencial conceitual radicalmente novo.
O objetivo de ockham não era apenas se esquivar de questões metafisicas idesejaveis, mas era sobretudo, buscava simplificar  a variedade conceitual disponivel na via antiqua para desenbaraçar os compromissos metafisicos. Assim, Ockham trabalhou com um novo programa de reinterpretação radical das relações semanticas fundasmentais. Respondendo ao problema dos universais Ockham afirma não haver " naturezas comuns ou essências no interior" da mente ou do mundo. Não há "consideração absoluta" do ser como queria os platonicos, ou seja,  o universal é "sermo", tudo é individual. ademais ockham reduz o numero de entes para apenas dois:  substancia e qualidade. Os universais, na linguagem mental de Ockham são naturais no significado. Deve- entender que para Ockham o status communis não denota realidade substancial ou essência comum. Ele indica apenas um modo de ser, condição naturalcomum a todos os individuos da mesma especie.
Portanto, o homem como essência não existe, mas um ser-homem é condição real e concreta que é comum a todos os homens concretos.
referencia
MCGRADE, A.S (org)naturezas: O problema dos universais In____ Filosofia Medieval. aparecida: ideias e letras, 2008. pp 246-247
REALE, Giovanni. O problema dos universais.In____História da Filosofia. 9 ed. São Paulo: Paulus 1990. pp 523-524

3 comentários:

  1. Para acrescentar, é importante comentar que, Ockham era discípulo de Duns Scot, fapoiado na teoria da estidade de Scot pode fundamentar sua crítica aos universais, retira dos universais a realidade ontológica e funda o nominalismo como pensamento que tem a ciência coomo conhecimento empírico dos indivíduos. O contraste entre razão e fé foi exposto, entre o poder espiritual (papa) e o poder temporal (imperador). a fé não poderia se apoiar na razão.

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  2. Quando Ockham retira dos universais a realidade ontológica ,em contra mão ele afirma que os universais não tinham realidade objetiva.Para sustentar a existência objetiva apenas dos seres individuais(homem,animal,planta etc),ele estabelece o conhecimento empírico como condição fundamental para a ciência.

    Postado por:Bárbara Maria

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  3. OCKHAM vai elabora seus estudos logicos e empiricos com base em silogismo e retira dos universaisa realidade ontologicas

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